Alimentos que ajudam a emagrecer. Dicas da nutricionista

Alimentos ricos em fibras e termogênicos como os diversos tipos de grãos integrais, por exemplo, consumo de água e a mudança de hábitos alimentares são os elementos básicos para quem quer emagrecer.

» Página Inicial


Por Sheila Castro (nutricionista)

O peso corporal acima do esperado para a altura tem sido assunto de grande preocupação, pois é de conhecimento de todos que a obesidade gera maiores riscos para o desenvolvimento de doenças como diabetes, gota, artrose, hipertensão, distúrbios psicológicos, doenças cardíacas entre outras. Não se trata de uma questão estética, mas de uma questão de saúde pública.

Peso ideal é aquele que o indivíduo se sente bem, porém é necessário que haja saúde aparente e inaparente.

A obesidade é de causa multifatorial, entre elas o sedentarismo, hábitos alimentares incorretos, problemas psicológicos e emocionais e predisposição genética.

Emagrecer muitas vezes gera angústia e perda de dinheiro. Outras vezes, leva o indivíduo a perder a saúde na busca insana de medicamentos ou dietas miraculosas. Emagrecimento não deve ser visto como objetivo, mas como resultado de uma junção de fatores. Alimentação equilibrada, variada e associada a hábitos saudáveis como atividade física, hidratação e redução do stress são essenciais para obtenção de redução de peso.

Alguns alimentos possuem em sua composição algo que pode favorecer o emagrecimento por auxiliarem nas funções intestinais, devido ao seu teor aumentado de fibras, ou no aceleramento do metabolismo por aumentarem a temperatura corporal através de algum componente peculiar. Estes são chamados de alimentos termogênicos, ou seja, estimulam o metabolismo a trabalhar de maneira mais acelerada.

Fibras e termogênicos

grãos integrais

Entre alimentos ricos em fibras e termogênicos podemos citar os alimentos integrais em geral, aveia, azeite de oliva, berinjela, brócolis, canela, chá verde, couve, gengibre, Goji Berry, kiwi, laranja, maçã, mirtilo, mostarda, óleo de coco, pera, pimenta vermelha, quinoa, semente de linhaça, salmão e vinagre de maçã.

Água

A água também auxilia no emagrecimento tendo em vista que favorece todas as reações e sistemas no organismo. Quando ingerida gelada, faz com que o organismo gaste energia para que fique em temperatura adequada ao corpo.

Hábitos alimentares

Alimentação saudável

Alimentos e preparações de baixa caloria, em geral, favorecem o emagrecimento. Alterações nos hábitos e algumas substituições também podem trazer resultados:


 

Veja também



© 2018   |   Alimentação Legal: Conteúdo produzido por nutricionistas e entusiastas   |   Política de Privacidade