Alimentação para quem malha, pré e pós treino

Veja esta super dica preparada pela nutricionista para pessoas que tem o hábito de fazer academia ou atividade físicas regulares. Veja a alimentação indicada pela profissional para ser consumida antes e após o treino.

» Página Inicial


Seja qual for o objetivo de quem treina na academia, faz caminhada regularmente, pratica corrida, aulas de dança ou qualquer atividade física programada precisa estar ciente de que para alcançar seus objetivos deve dar uma atenção especial à sua alimentação, pois seja para emagrecer, competir em uma categoria atlética, ganhar massa muscular ou só para se manter saudável o que você come influencia muito para seu sucesso.

Atividades físicas

Existe atualmente uma grande preocupação com a forma física e exatamente por isso as pessoas fazem loucuras achando que perderão peso mais rápido e algumas cometem o grande erro de irem para academia sem se alimentar, ou ainda ignoram a importância do carboidrato para o ganho de massa muscular, se você também acredita nessas lendas, está mais do que na hora de mudar seus conceitos.

Por que é importante se alimentar antes dos exercícios? E o que comer?

O nosso corpo usa um combustível para os músculos que é o glicogênio, este combustível vem dos carboidratos, se não tiver glicogênio muscular faltará energia para desempenhar o exercício além de também faltar energia para o cérebro e as consequências serão sentir fadiga, podendo também ter uma queda de pressão arterial, hipoglicemia e até desmaio, esse motivo já deve ser mais do que suficiente para que ninguém mais queira sair por aí de barriga vazia para fazer uma corrida ou andar na esteira, correto?

Para termos um bom desempenho é preciso realizar as refeições uns 40 – 50 minutos antes dos exercícios para que o estômago não esteja tão cheio e não atrapalhe a performance.

É aconselhável para antes do treino comer carboidratos complexos (pães integrais, cereais, frutas) porque tem absorção mais lenta (fornece energia durante mais tempo) juntamente com uma proteína, porque o carboidrato vai fornecer a energia necessária e a proteína vai ajudar no ganho de massa muscular, se faltar o carboidrato, os músculos irão usar a proteína como fonte de energia e ao invés de ganhar massa ocorrerá o contrário, por isso o carboidrato é extremamente necessário.

Pré treino

Pão integral

Para treinos logo no início da manhã, aqui vão algumas sugestões:

Para quem treina logo no início da tarde é aconselhável que o almoço seja 1 -2 horas antes do horário do exercício e seja uma refeição completa, mas leve, por exemplo:

Para quem treina no meio da tarde o lanche deve ser uns 25 a 40 minutos antes do exercício, aqui vão as sugestões:

A canela, café, pimenta, gengibre e o chá verde são alguns dos alimentos termogênicos (aceleram o metabolismo) se consumidos antes dos exercícios ajudam a perda de peso.

Pós treino

Filé de frango grelhado

Assim como a proteína que vai propiciar o aumento da massa muscular no pós treino ,o carboidrato também tem um papel fundamental pois ele garante a recuperação do músculo repondo o estoque do glicogênio ( combustível que fornece energia imediata para os músculos durante os exercícios ) e se faltar o carboidrato a massa magra poderá ser utilizada para repor estes estoques e adeus músculos ,além do carboidrato e da proteína é importante também que na refeição tenha alimentos como frutas ,verduras ou legumes para repor vitaminas e minerais que também foram usadas no treino , principalmente para atletas e pessoas que treinam por mais de 1 hora .

É importante que a refeição seja realizada logo após o treino para que os nutrientes sejam absorvidos e desempenhem suas funções para melhores resultados.

Sugestões

Se o pós treino for na hora do jantar ou almoço

Se o pós treino for no meio da manhã ou da tarde

É importante ressaltar que a hidratação também é fundamental, pois perdemos muito líquido nos exercícios físicos, por isso é importante começar a se hidratar antes das atividades físicas, continuar se hidratando durante e após para não correr o risco de desidratação. Vale ressaltar que o uso de isotônicos só é recomendado para exercícios de longa duração (após 1 hora).


 

Veja também



© 2018   |   Alimentação Legal: Conteúdo produzido por nutricionistas e entusiastas   |   Política de Privacidade