Como ter alimentação balanceada e equilibrada

Misturar diversos alimentos em uma única refeição, como o caso de sopas, evitar comer apenas quando estiver com muita fome, comer de devagar e mastigar bem os alimentos, essas e outras dicas da nutricionista para uma boa alimentação.

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Certa vez, conheci um escritor que aos quarenta anos, estava a ponto de desistir da vida. Bem sucedido nas finanças e com elevado status social, poucos sabiam de sua verdadeira condição emocional e física. Hesitava em admitir sua derrota interior. Mais tarde, numa autobiografia,concluiu que seu fracasso era consequência direta e inevitável da má saúde. Finalmente, reconheceu que sabia mais sobre doenças do que sobre saúde, e havia cultivado durante toda a existência um estilo de vida autodestrutivo. Ainda em tempo resolveu mudar. Começou a investir em si mesmo. Mudou sua alimentação, passou a praticar exercícios físicos regulares, corrigiu os erros de seu modo de vida. Quando completou cinquenta anos, comemorou a data andando de bicicleta nada menos que quatrocentos quilômetros, em um admirável exemplo de vitalidade e energia!!!

Alimentação equilibrada

Mas a principal lição que extraímos desse exemplo é a possibilidade de uma guinada, de construir tudo de novo, se for preciso, e estabelecer alvos elevados, mesmo quando parece tarde. A propósito, esse escritor é francês e chama-se Horácio Fletcher.

Dicas de alimentação

A alimentação saudável e equilibrada envolve comer de verdade, incluir as cores no prato, variedade, consumir os grupos de vegetais, legumes, carboidratos, proteínas e até o vilão lipídios.

Comer bem é comer com qualidade. Prefira alimentos da época, além de serem mais baratos são encontrados mais facilmente. Opte sempre por temperos naturais tais como: alho ,cebola, temperos verdes. Faça o máximo que puder para abandonar os industrializados são ricos em sódio e muito glutamato, e não irá acrescentar nenhum benefício à sua saúde.

Jamais deixe para comer somente quando a fome bater,nosso corpo é um relógio e sente necessidade. Quando você espera a fome bater para se alimentar, você tende a comer mais do que precisa o que acaba em muitas das vezes gerando nos quilinhos indesejados.

Outra dica importante é realizar combinações saudáveis. Usar muito líquido juntamente com solido pode atrapalhar a mastigação bem como a digestão.

É o caso de uma refeição excessivamente regada com caldos ou molhos, ou a ingestão habitual de grandes quantidades de sopas ou minhas.

Misturar muitas variedades de alimentos numa única refeição aumenta a probabilidade de eventuais incompatibilidades. Sobremesas suculentas e sucos ou líquidos junto com a comida são hábitos que devem ser evitados.

Saiba que saúde, mais do que uma condição, é uma busca.

Busque realizar atividade física diariamente sempre com a orientação de um profissional, além de cuidar da sua alimentação, sem dietas mirabolantes ou radicalismo.

Procure um nutricionista e se oriente.


 

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