O que é alface lisa e crespa, mimosa e hidropônica
Auxílio na perda de peso, facilita a digestão dos alimentos, fortalece os ossos, calmante natural e diversos benefícios para a pele. Com tantos benefícios assim, a alface é um importante alimentos que não pode faltar em nossa mesa.
A alface é um dos vegetais mais populares e amplamente utilizado, principalmente em saladas. Porém, pode ser utilizado também em sopas e sanduíches.
É um vegetal com baixo teor calórico e altamente nutritivo: cada 100g possui apenas 15 calorias, contém principalmente água, é rico em vitamina A, B, C e K e possui minerais como cálcio, magnésio, ferro, potássio e fósforo.
Tipos de alface
- Alface crespa: é a alface que possui as folhas mais frisadas nas pontas. É rica em fibras, auxilia na digestão e no bom funcionamento intestinal.
- Alface lisa: possui as folhas soltas, macias e sabor suave. É a mais consumida.
- Alface roxa: contém 3 vezes mais antocianina, substância que dá a cor escura dessa alface e possui maior teor de antioxidantes, substâncias que retardam o envelhecimento.
- Alface mimosa: possui as folhas com bordas bastante entrecortadas.
- Hidropônica: a hidroponia é um meio de cultivo em que as plantas não crescem fixadas ao solo, e sim na água, ou seja, os nutrientes que elas necessitam são dissolvidos e passam por suas raízes.
Atualmente a alface é a planta mais cultivada dessa forma, mas também é possível cultivar couve, melão, tomate, etc.
Benefícios para a saúde
Auxílio na perda de peso: por conter poucas calorias e muitos nutrientes, a alface é aliada ao processo de emagrecimento. Suas fibras mantém maior tempo de saciedade, fazendo com que diminua o consumo de outros alimentos.
Facilitação da digestão: as fibras da alface são muito benéficas para a prisão de ventre e indigestão, ou seja, além de facilitar a digestão, ajuda a "limpar" o trato intestinal. É rica em vitamina C, que ajuda a eliminar toxinas do organismo.
Fortalecimento dos ossos: a vitamina K auxilia na produção de osteocalcina, que é uma proteína necessária para o tecido ósseo. Além disso, o cálcio e o fósforo desempenham papel importante no fortalecimento dos ossos, ajudando pessoas que têm osteoporose.
Benefícios para a pele: os antioxidantes presentes na alface como beta-caroteno e vitamina C ajudam a manter a pele macia e saudável, além de proteger dos radicais livres e prevenir rugas. A vitamina C também auxilia na formação de colágeno e o potássio melhora a circulação sanguínea, proporcionando melhor transporte dos nutrientes para todas as células, fazendo com que a pele receba mais nutrientes e fique mais saudável e melhorando, portanto, sua aparência.
Calmante natural: a alface tem propriedade calmante, sendo capaz de auxiliar no tratamento da insônia. Aconselha-se a consumir à noite para melhorar a qualidade do sono.
Por Dra. Daniela Viggiano - Nutricionista
- Abobrinha frita, a milanesa ou em conserva. Qual é mais saudável?
- Açúcar cristal, refinado ou mascavo?
- Arroz no micro-ondas é bom? Arroz é carboidrato?
- Chocolate engorda? Qual é o mais saudável?
- Churrasco suculento. Como fazer molho e temperar
- Como fazer macarrão e lasanha. Ingredientes e modo de preparo
- Diferença entre arroz branco, integral e orgânico
- Molho madeira: como fazer ou é melhor usar ele pronto?
- Molho para salada: Rose, light e ceaser
- O que é açúcar moreno, açúcar no sangue e no cabelo
- O que é marmitex: custo e tamanhos, vantagens e desvantagens
- O que é queijo de cabra, de búfala e vegano
- Pizza portuguesa. Ingredientes, modo de preparar e recheios
- Quais os melhores chocolates importados: Belga, italiano, suíço e outros
- Qual carne é mais saudável: De porco, bovina ou frango?
- Qual melhor molho para peixe, carne assada e frango
- Receitas com abacate: vitamina, creme, óleo e mascara
- Receitas de sucos para bebês ou recém-nascidos
- Tipos de queijos: meia cura, frescal e curado
- Tipos de saladas: Cruas, verdes, salada de frutas e cozidas