O que é alface lisa e crespa, mimosa e hidropônica

Auxílio na perda de peso, facilita a digestão dos alimentos, fortalece os ossos, calmante natural e diversos benefícios para a pele. Com tantos benefícios assim, a alface é um importante alimentos que não pode faltar em nossa mesa.

» Página Inicial


A alface é um dos vegetais mais populares e amplamente utilizado, principalmente em saladas. Porém, pode ser utilizado também em sopas e sanduíches.

É um vegetal com baixo teor calórico e altamente nutritivo: cada 100g possui apenas 15 calorias, contém principalmente água, é rico em vitamina A, B, C e K e possui minerais como cálcio, magnésio, ferro, potássio e fósforo.

Tipos de alface

tipos de alfaces

Atualmente a alface é a planta mais cultivada dessa forma, mas também é possível cultivar couve, melão, tomate, etc.

Benefícios para a saúde

Auxílio na perda de peso: por conter poucas calorias e muitos nutrientes, a alface é aliada ao processo de emagrecimento. Suas fibras mantém maior tempo de saciedade, fazendo com que diminua o consumo de outros alimentos.

Facilitação da digestão: as fibras da alface são muito benéficas para a prisão de ventre e indigestão, ou seja, além de facilitar a digestão, ajuda a "limpar" o trato intestinal. É rica em vitamina C, que ajuda a eliminar toxinas do organismo.

Fortalecimento dos ossos: a vitamina K auxilia na produção de osteocalcina, que é uma proteína necessária para o tecido ósseo. Além disso, o cálcio e o fósforo desempenham papel importante no fortalecimento dos ossos, ajudando pessoas que têm osteoporose.

Benefícios para a pele: os antioxidantes presentes na alface como beta-caroteno e vitamina C ajudam a manter a pele macia e saudável, além de proteger dos radicais livres e prevenir rugas. A vitamina C também auxilia na formação de colágeno e o potássio melhora a circulação sanguínea, proporcionando melhor transporte dos nutrientes para todas as células, fazendo com que a pele receba mais nutrientes e fique mais saudável e melhorando, portanto, sua aparência.

Calmante natural: a alface tem propriedade calmante, sendo capaz de auxiliar no tratamento da insônia. Aconselha-se a consumir à noite para melhorar a qualidade do sono.

Por Dra. Daniela Viggiano - Nutricionista


 

Veja também



© 2018   |   Alimentação Legal: Conteúdo produzido por nutricionistas e entusiastas   |   Política de Privacidade