Água Mineral com e sem gás. Validade, origem e definição

Perguntas e respostas sobre a água mineral, como e sem gás. De onde ela vem, quais as principais marcas de água mineral no Brasil e outras dúvidas sobre o produto.

» Página Inicial

O que é água mineral?

Por água mineral entende-se aquela que é captada diretamente de uma fonte natural ou artificial e que se diferencia de outras devido à presença ou atribuição de sais minerais em sua constituição, tornando-se, inclusive, medicamentosa.

É a água obtida diretamente de fontes naturais ou por extração de águas subterrâneas. É caracterizada pelo conteúdo definitivo e constante de determinados sais minerais, oligoelementos e outros constituintes considerando as flutuações naturais.

Esta é a definição da Resolução RDC n° 274, de 22 de setembro de 2005 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Qual a diferença de água com gás e sem gás?

Garrafa de água

Á agua mineral sem gás é aquela que atende a definição da Resolução acima exposto, já a versão com gás é aquela que além disso terá a adição de gás, mas na prática é o mesmo produto, salvo esta diferença.

Água mineral é melhor que a água tratada que recebemos em casa?

Sim! Pois, a água mineral contém, entre outras coisas, os sais minerais, que são importantes para diversas funções do nosso organismo, além de outros constituintes. A água que recebemos em casa, apesar de ser considerada “tratada” e própria para o consumo, não é confiável devido a vários fatores que vão desde a captação até o tratamento e a rede de distribuição que por vezes apresentam sérios riscos à saúde pública. É por esta razão que, até mesmo o próprio governo, insiste e incentiva a prática da purificação da água através de filtros, fervura, etc.

De onde vem a água mineral?

Em sua origem, a água mineral provém das águas pluviais (água das chuvas), que num longo processo percorre o solo, chegando a atingir as camadas mais profundas entrando em contato com substâncias minerais que passam a integrar sua composição, transformando-se, assim, em água mineral. Ela pode ser extraída de fontes naturais, obtida diretamente de fontes nascentes ou espontâneas, ou artificiais, neste caso, através de poços artesianos. Devido a sua constituição mineral, pode, inclusive, prevenir ou contribuir no tratamento de certas doenças.

Quais as principais marcas de água mineral no Brasil?

Diante do gigantesco universo de marcas que existem no Brasil não é fácil apontar as principais. Entretanto, mais importante do que a marca é a qualidade do produto. O ideal seria observar o rótulo da embalagem para se certificar que a água possui os limites aceitáveis de sódio, por exemplo, que segundo a ANVISA, é de 600 mg/l. Contudo, ama pesquisa, realizada pela Vix, e publicada na revista de negócios dos atacadistas distribuidores, em 09 de agosto de 2017, revela que a marca mais lembrada pelos entrevistados é a Bonafont, seguida da Minalba e Indaiá. Além destas, foram citadas a Crystal e Lindoya.

Creio que as principais marcas de água mineral sejam as seguintes:

Crystal – Esta marca é da Coca Cola (http://www.aguamineralcrystal.com.br)

Puríssima (http://www.purissima.com.br)

Frescca (http://aguafrescca.com.br)

Minalice (http://www.minalice.com.br)

Bioleve (http://www.bioleve.com.br)

Daflora (http://www.daflora.com.br)

Lindoya (http://www.lindoyaverao.com.br)

Indaiá (http://www.indaia.com.br)

Goyá (http://www.aguagoya.com.br)

Água mineral tem validade?

Sim. Isso se dá devido ao processo de envasamento e condições de armazenamento e distribuição. A água é um elemento muito suscetível a contaminações externas. Também o seu acondicionamento em temperaturas acima de 35º pode potencializar o aumento de bactérias tendo seu cheiro e seu sabor prejudicado. Por isso, é estabelecido um prazo de validade à agua engarrafada a qual pode variar de acordo com o tipo de embalagem.

No caso da Água sem gás em embalagens de vidro o prazo é de 24 meses; já a água sem gás PET tem prazo de 12 meses; para a água sem gás Polipropileto o prazo é de 6 meses; a água com gás, embalagem de vidro, possuiu prazo de 12 meses e a com gás PET apenas 6 meses. Quanto aos garrafões retornáveis de 10 e 20 litros, o Departamento Nacional de Produção Mineral estabelece o prazo de 3 anos de validade, sendo obrigatório as datas de fabricação e validação impressas nas próprias embalagens do produto.

Como escolher a melhor água mineral?

Ao menos duas recomendações são importantes na hora de escolher a melhor água mineral: os minerais e o PH. O ideal é verificar o rótulo do produto antes de adquiri-lo, examinando, principalmente, a quantidade de sócio presente na sua constituição. Outro fator importante na hora da escolha é o PH – Potencial Hidrogeniônico, estabelecido entre 7 e 10 pelos órgãos de vigilância sanitária.



 

Veja também



© 2018   |   Alimentação Legal: Conteúdo produzido por nutricionistas   |   Política de Privacidade