Água emagrece? Existe água para emagrecer?

A água hidrata e pode ajudar a emagrecer, alem dela ser extremamente importante para a vida, pois além de hidratar auxilia no transporte de nutrientes no corpo.

» Página Inicial


A água é extremamente importante para a vida, pois além de hidratar auxilia no transporte de nutrientes, ajuda no funcionamento do intestino e lubrifica os nossos órgãos, o ser humano pode sobreviver por até 35 dias sem comida, mas não sobrevive 7 dias sem água.

O corpo humano perde água pelo suor, urina, pela expiração e pelas fezes, por isso é preciso repor constantemente essa perda para não ficarmos desidratados, a quantidade de água que precisamos diariamente varia de pessoa para pessoa, depende de condições como : o ambiente, temperatura e atividades físicas praticadas, assim como pessoas com doenças específicas precisam fazer um controle maior da ingestão de líquidos, mas o mínimo que precisamos é de 1,5 l por dia de líquidos ( de preferência água).

Garrafa de água

Além da água que bebemos, o corpo absorve também a água dos alimentos, mas quando pensamos em hidratação a contabilidade mais adequada vem dos líquidos, pois não sabemos mensurar quanto de água absorvemos em uma fruta por exemplo.

Outros líquidos

Outros líquidos como água de coco, leite, chás e sucos (naturais) também hidratam o corpo, já os refrigerantes e sucos industrializados carregam junto com a água substâncias que são prejudiciais ao nosso organismo como conservantes , açúcar e alta quantidade de sódio , o que dificulta o trabalho dos rins que é o órgão responsável por filtrar os nutrientes e a água presentes nos alimentos para serem eliminados na urina .

Além de a água ser importante para o funcionamento adequado do nosso corpo e para a hidratação, um estudo realizado na universidade Charité de Berlim assegurou que este líquido precioso é capaz de acelerar os processos de emagrecimento, porém não basta só tomar água, tem também que se praticar uma atividade física e ter uma dieta balanceada, pois milagres não existem.

Como a água ajuda a emagrecer

  1. Saciedade – tomar água durante o dia deixará o estômago mais cheio, gerando assim uma maior sensação de saciedade.
  2. Retenção hídrica – tomar cerca de 2 litros de água por dia faz os rins acelerarem seu funcionamento evitando a retenção de líquidos que incham o corpo e impedem o emagrecimento.
  3. Acelera o funcionamento do intestino – a água auxilia nos movimentos do bolo fecal evitando a constipação e formação de gases.
  4. Acelera o metabolismo – quando tomamos água gelada o corpo trabalha para igualar a temperatura da água a temperatura do nosso corpo e isso gera um gasto calórico maior.

Para aqueles que não têm o hábito de tomar água, fica a dica.

Para dar um sabor mais refrescante e agradável coloque folhinhas de hortelã na água gelada e tenha sempre a mão uma garrafinha com essa mistura por perto.

Importante

Apesar dos benefícios da água e de como ela pode ajudar no processo de emagrecimento, é evidente que você não irá emagrecer seguindo apenas as dicas acima.

Emagrecimento é um processo, que pode ser mais complicado para algumas pessoas e que envolve mudança na alimentação de uma maneira geral, a inclusão de exercícios físicos e mudanças de hábitos de algumas pessoas.

A água entra como um ingrediente, mas há um conjunto que precisa ser considerado. O ideal para quem esteja buscando formas para emagrecer é buscar a ajuda médica que poderá avaliar a condição clínica da pessoa e indicar os exercícios adequados a cada um, bem como acompanhamento por um nutricionista para uma alimentação adequada.

A fórmula que dá certa para uma pessoa, pode não ser a mesma para outra e portanto o acompanhamento de profissionais podem ajudar a identificar a situação e a partir dai traçar uma estratégia que seja mais eficaz.


 

Veja também



© 2018   |   Alimentação Legal: Conteúdo produzido por nutricionistas e entusiastas   |   Política de Privacidade