Açúcar cristal, refinado ou mascavo?

» Página Inicial


Embora muito comum na mesa dos brasileiros, os vários tipos de açúcar ainda geram muitas dúvidas. Uma dica infalível para não errar na hora de escolher o melhor para açúcar é: quanto mais escuro, mais nutrientes ele possui. É isso mesmo!

A cor e textura do açúcar dizem muito a respeito do seu processo de fabricação e do seu teor de nutrientes. Uma vez que os processos de refino tiram o que há de melhor no açúcar e, por sua vez, o torna com aspecto mais claro e fino, o açúcar refinado, como próprio nome já diz, é o tipo que mais perdeu nutrientes devido ao seu processo de fabricação.

Por sua vez, o açúcar mascavo possui coloração bastante escura e uma textura mais grossa. O mascavo não passa pelo processo de refinamento, diferente do açúcar refinado, fazendo com que ele mantenha os nutrientes provenientes de sua matéria prima – a cana de açúcar.

Açúcar refinado

Comparando

Fazendo uma rápida e simples comparação, de acordo com a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos – TACO, em 100 gramas de açúcar refinado encontramos 4 miligramas de cálcio, 1 miligrama de magnésio, 0,1 miligrama de ferro, 12 miligramas de sódio e 6 miligramas de potássio. Já em 100 gramas de açúcar mascavo podemos encontrar 127 miligramas de cálcio, 80 miligramas de magnésio, 2 miligramas de manganês, 38 miligramas de fósforo, 8 miligramas de ferro, 25 miligramas de sódio e 522 miligramas de potássio. Diferenças impressionantes, né?

Veja a tabela comparativa (cada 100 gramas):

Refinado/CristalMascavo
Cálcio4 miligramas127 miligramas
Magnésio1 miligrama80 miligramas
Ferro0,1 miligrama8 miligramas
Sódio12 miligramas25 miligramas
Potássio6 miligramas522 miligramas
Manganês2 miligramas
Fósforo38 miligramas

O açúcar cristal segue o mesmo padrão do açúcar refinado, no que diz respeito à composição de nutrientes. Ou seja, ele também pode ser considerado um açúcar refinado, porém seus cristais são mais grossos e transparentes. Seu processo de refino também é bastante agressivo, eliminando a maioria dos nutrientes de sua matéria prima. Esse tipo de açúcar faz bastante sucesso nos processos de culinária, para preparo de bolos e doces, porque é um produto que “rende”.

Calorias

Com relação às calorias, os três tipos de açúcar não variam muito um do outro, ficando entre 369 e 387 quilocalorias em 100 gramas do produto. Ou seja, a diferença está mesmo na composição de nutrientes e nos benefícios / malefícios que cada um traz. Costuma-se chamar de “calorias vazias” aqueles alimentos que não possuem quantidade significativa de nenhum nutriente, só possuem calorias. Ou seja, não acrescentam em nada em nossa saúde e alimentação.

Sendo assim, depois dessa rápida comparação, fica fácil saber qual o melhor açúcar escolher, certo? Mas também, fica a dica: sempre com moderação!

Uso

Quanto ao uso comum deles, observamos que em geral cada um deles ocupam uma posição, apesar de poderem ser consumidos em qualquer lugar, mas normalmente o uso mais comum é o seguinte:

Refinado

É usado muito para adoçar o café na xícara. Tanto é que ele é servido em padarias e cafeterias em pequenos sachês para fazer a aplicação direta na xícara. Também em casa ele é usado para este fim, além de ser usado também na preparação de pratos, como bolos, doces e outras preparações que recebem açúcar como ingrediente.

Cristal

O cristal é de uso mais comum em preparações de pratos em casa ou em linha mais industrial como em padarias e confeitarias. As pessoas que optam por adoçar o café já na hora do preparo, as vezes optam pelo açúcar cristal ao invés do refinado.

Mascavo

Seu uso ainda é um pouco limitado tanto nos ambientes domésticos como em padarias e cafeterias. Como dito acima, ele pode ser usado em qualquer lugar, mas talvez por ser mais caro ele ainda está restrito a preparações mais sofisticadas ou por pessoas mais preocupadas com a alimentação saudável e a busca de alimentos com maior valor nutricional.


 

Veja também



© 2018   |   Alimentação Legal: Conteúdo produzido por nutricionistas e entusiastas   |   Política de Privacidade