Abobora é carboidrato? Ela engorda

Conheça um pouco mais sobre a abóbora, este importante alimento que temos disponível, seus macronutrientes, quantidade de carboidrato e outras informações.

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Por Dra. Daniela Viggiano - Nutricionista

Introdução

A abóbora é um fruto de cor alaranjada, rica em beta caroteno, substância que possui ação antioxidante, oferece a cor laranja aos alimentos e fornece a vitamina A para o organismo.

O beta caroteno contribui para a saúde da pele, olhos e ossos, além de aumentar a imunidade e melhorar a aparência de cabelos e unhas.

Para obter todos esses benefícios, principalmente vindos da vitamina A, pode-se consumir vegetais alaranjados como cenoura, pimentão, mamão e a própria abóbora.

A abóbora pode ser adicionada em saladas, sucos e também pode ser consumida como guarnição, cozida, refogada ou assada.

Abóbora madura

Abóbora é carboidrato?

Quando dizemos que um alimento é carboidrato ou proteína, queremos na verdade informar que aquele alimento é fonte desse macronutriente, ou seja, todos os alimentos possuem diversos macronutrientes (carboidratos, proteínas e lipídios) e micronutrientes (vitaminas e minerais).

Dentre todos os nutrientes presentes num único alimento, aquele nutriente que aparecer em maior quantidade, como o carboidrato, por exemplo, dizemos que o alimento é fonte de carboidrato ou que ele é carboidrato.

Para entendermos melhor, vamos observar a tabela nutricional abaixo, da porção de 100g de abóbora.

Quantidade por 100 gramas

Calorias26
Gorduras Totais0,1 g
Gorduras Saturadas0,1 g
Gorduras Poliinsaturadas0 g
Gorduras Monoinsaturadas0 g
Colesterol0 mg
Sódio1 mg
Potássio340 mg
Carboidratos7 g
Fibra Alimentar0,5 g
Açúcar2,8 g
Proteínas1 g
Vitamina A8.513 IUVitamina C9 mg
Cálcio21 mgFerro0,8 mg
Vitamina D0 IUVitamina B60,1 mg
Vitamina B120 µgMagnésio12 mg

Em relação aos macronutrientes, ao observar a tabela, podemos notar que a abóbora possui pouca gordura e proteína e possui uma quantidade maior de carboidrato.

Por este motivo, podemos sim dizer que a abóbora é carboidrato, pois ela é fonte desse macronutriente, já que na porção de 100g, prevalece o carboidrato em maior quantidade na sua composição.

Entretanto, ela também possui diversas vitaminas e mineiras, destacando-se a vitamina A e o potássio em maiores quantidades.

Abóbora engorda?

A abóbora, apesar de ser fonte de carboidrato, o vilão das dietas para emagrecimento, possui apenas 26 calorias na porção de 100g, portanto, é pouco calórica.

Entretanto, o modo de preparo influencia diretamente no aumento de calorias, ou seja, frituras, adição de óleo, bacon, linguiça, entre outros alimentos gordurosos, aumenta a quantidade de calorias ingeridas e pode sim contribuir para o aumento de peso.

O ideal para garantir os benefícios da abóbora sem se desentender com a balança é consumi-la cozida, assada ou cortada em chips, mas sem ou com pouca adição de óleo ou outro tipo de gordura e usar com cautela os alimentos de adição na preparação da refeição.

Outra dica importante é controlar a quantidade de sal utilizado nas preparações ou mesmo colocado diretamente no prato, visto que o consumo excessivo de sal pode desencadear doenças como hipertensão e retenção de líquidos, o que contribui ainda mais para o aumento de peso e dificulta o processo de emagrecimento.

Por isso, procure sempre um nutricionista para cuidar da sua alimentação e acompanhar as mudanças alimentares. É o caminho mais seguro para emagrecer com saúde e evitar carências nutricionais, ou seja, a falta de algum nutriente no organismo.


 

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