Abacaxi. Receita de bolo, recheio e sobremesa

Potente diurético ajuda a desinchar, fonte de ferro, sendo recomendado para quem tem anemia, dá uma sensação de saciedade e as fibras existentes também tem essa função o que facilita o processo de emagrecimento. Veja as receitas com Abacaxi.

» Página Inicial


Abacaxi , tudo de bom !

Como resistir a uma fatia suculenta de abacaxi numa tarde quente de verão? E não é só por ser suculenta e pelo seu sabor ácido e ao mesmo tempo doce quando está maduro que devemos consumir essa fruta tropical, quer saber mais? Então vem comigo que eu te mostro …

Vamos começar falando que o abacaxi é um fruto original da América Latina, cultivado em países de clima quente, conhecido como ananás em Portugal e na Espanha e também como e piña em alguns países que falam espanhol. O Brasil está entre os principais produtores da fruta, então podemos comemorar porque abacaxi aqui não vai faltar não é?

Mas depois de um pouco de história vamos nos aprofundar um pouco sobre os benefícios que esta fruta pode nos trazer.

Fruta abacaxi

Primeiramente por ser um potente diurético ajuda a desinchar, sendo recomendado para quem tem retenção de líquido. Para as mulheres essa é uma vantagem e tanto, concordam? E não para por aí por que é também fonte de ferro, sendo recomendado para quem tem anemia, é fonte de vitamina C, protegendo o organismo de doenças cardiovasculares, melhora a imunidade e retarda o envelhecimento, olha só quantas vantagens!

Por ser uma fruta rica em água, tem um grande poder de hidratação e adivinhem só, isso também dá uma sensação de saciedade e as fibras existentes também tem essa função o que facilita o processo de emagrecimento, então quem estiver precisando perder uns quilinhos é uma excelente pedida, mesmo porque uma fatia tem apenas 50 kcal.

Outro componente importante é a bromelina ( enzima ) que facilita a digestão e tem efeitos anti-inflamatórios diminuindo dores nas articulações, inchaços, ajudando praticantes de atividade física e atletas a melhorar recuperação muscular pós treino.

Dentre os sais minerais, o abacaxi é fonte de manganês, essencial para a construção e manutenção de ossos e tecidos, prevenindo também a osteoporose pós menopausa, desde que seja consumido regularmente .

Vale ressaltar que o consumo de qualquer alimento deve ser com moderação, por mais benefícios que possa nos trazer, então não adianta nada comer um abacaxi inteiro em um único dia, mas é possível sim obter os benefícios se todos os dias consumirmos um pouco deste alimento, tudo depende do equilíbrio! Claro que a fruta in natura é muito mais bem aproveitada pelo organismo, mas sempre é possível inovar. Dá uma olhada nas receitinhas!

Receitas

Geleia de abacaxi

Modo de Preparo

Bolo de abacaxi com farinha integral

Bata todos os ingredientes com uma batedeira, e no final junte o abacaxi em cubos ( use o natural)....

Numa forma unte com um pouquinho de óleo , e salpique um pouquinho de açucar mascavo e arrume no fundo da forma fatias ou rodelas de abacaxi ( o açúcar salpicado, serve para que na hora que o bolo estiver assando, deixe o abacaxi moreninho), coloque a massa e leve ao forno 180C por uns 30 a 40 minutos.

Doce de abacaxi em caldas

Ingredientes

Modo de Preparo

Suco de abacaxi com hortelã e água de coco

Ingredientes:

Modo de preparo: Coloque tudo no liquidificador, exceto as raspas de limão. Bata bem, até que fique com uma cor homogênea, coloque em um copo e salpique as raspas. Sirva a seguir.


 

Veja também



© 2018   |   Alimentação Legal: Conteúdo produzido por nutricionistas e entusiastas   |   Política de Privacidade