Abacate engorda? Benefícios do abacate e calorias

Veja quais são as propriedades nutricionais do abacate, os benefícios dele para a nossa saúde, bem como sua ingestão para pessoas gestantes. Dica da nutricionista útil para sua alimentação.

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Abacate engorda? Esta é uma pergunta importante, já que para muitas pessoas há a necessidade de evitar certos alimentos a fim de equilibrar ou perder peso.

O abacate por ser rico em gordura, principalmente do tipo monoinsaturada (gordura boa), é considerado um vilão das dietas. A gordura do abacate, diferente das gorduras processadas e hidrogenadas (encontradas em produtos industrializados), é uma gordura natural, e esta gordura em vez de causar danos ao organismo e engordar, ajuda a trazer um equilíbrio. Vale ressaltar que não podemos visar apenas as calorias dos alimentos, e sim suas propriedades nutricionais. Nenhum tipo de exagero é benéfico à saúde, devemos priorizar a moderação.

Abacate cortado ao meio

Propriedades Nutricionais

O abacate é uma das frutas que mais se destaca pela sua qualidade nutricional. Rico em muitos nutrientes, entre eles o Ômega-9 (auxilia na sinalização de saciedade); Beta-sitosterol (controle do colesterol, na modulação de cortisol, diminuição da glicemia e em quadros de diabetes tipo 2); Glutationa (antioxidante); Luteína (carotenóide antioxidante).

Além de magnésio, vitamina E e fibra, que auxiliam o organismo a realizar suas atividades diárias. Vitamina A, E que são anti-inflamatórias, elas protegem o organismo de doenças e reduzem a inflamação nos adipócitos que são células de gordura e isso também auxilia no emagrecimento.

Quais os benefícios para a saúde?

Por conta de sua constituição o abacate protege a saúde cardiovascular, proporcionando uma diminuição na concentração de colesterol LDL (conhecido como o mau colesterol) e elevando a concentração de colesterol HDL (conhecido como o bom colesterol). Além disso possui um ótimo perfil antioxidante, que além de evitar danos às células do nosso corpo também evita a oxidação da fração LDL que é uma das causas de doenças cardiovasculares.

Para as gestantes

O abacate contém quantidades significativas de folato (vitamina B9), essencial para a produção do material genético, ajudando a prevenir más-formações fetais. Sendo assim, é indicado a todas as mulheres em idade fértil.

Como comprar e armazenar?

Prefira abacate de cor uniforme, íntegros, livres de pontos negros. Quando verde, não deve ser guardado na geladeira, pois a baixa temperatura inibe o processo de amadurecimento. Para certificar se está maduro basta aperta-lo com o polegar que deve apresentar uma textura macia.

Como utilizá-lo?

O abacate é um alimento muito versátil, pode ser usado também em saladas, vitaminas, molhos e cremes. Podemos consumir também o óleo de abacate que compramos como um azeite. Ele é fonte de ômegas 9 e 7 e pode ser utilizado em tratamento de doenças reumáticas e articulares.

Para uma orientação mais individualizada busque um profissional nutricionista, este irá avaliar as suas reais necessidades nutricionais.

Por: Nutricionista Fernanda Martins


 

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