7 atitudes para melhorar ou salvar sua alimentação. Isto é sério!

Veja 7 atitudes super importantes que podem ajudar e muito a melhorar sua alimentação diária. Veja como cheguei a esta simples conclusão e as mudanças que realizei para melhorar a forma como nos alimentamos em casa.

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O Ministério da Saúde lançou a alguns anos o Guia Alimentar para a População Brasileira e geralmente eles fazem alguns ajustes e lançam uma versão mais atualizada. Segundo este guia, existe uma regra bem objetiva para ter uma alimentação saudável. Basicamente a regra pode ser dividida em três declarações:

  1. A base da sua alimentação deve ser de produtos in natura ou dos produtos que foram minimamente processados.
  2. Produtos processados devem ser consumidos com moderação, diga-se, bastante moderação;
  3. Alimentos ultraprocessados devem ser evitados.

Depois que eu li o guia e comecei a considerar as recomendações deles, comecei a colocar em prática e isto significou e ainda significa ter de adotar algumas atitudes no dia-a-dia para melhorar a alimentação. Abaixo a relação de 7 atitudes que pode ser tomadas para mudar radicalmente sua alimentação e salvar sua vida de diversos problemas de saúde por conta de uma alimentação inadequada.

Fritura

Fritura

Fritura deve ser eliminado ou minimizado ao extremo. Mas como fazer isso? Falar é fácil. Como muitos alimentos precisam passar por um processo de fritura ou similar, a maneira que eu encontrei para resolver o problema foi comprado uma air fryer, que é aquela fritadeira elétrica sem óleo. Não comprei a marca oficial, mas funciona do mesmo jeito.

O problema não é a fritura em si, mas o óleo, especialmente quando ele é reaproveitado. Então usando a air fryer eu posso continuar fazendo frituras, mas sem óleo. Funciona para quase tudo, exceto mandioca frita que não conseguimos fazer bem. Mas dá para fazer batata frita, frango, picanha, hambúrguer, entre outros.

Refrigerante

Coca-cola

Este é outro que precisa ser cortado, se possível totalmente, se não, minimize ao extremo. O que usar para substituir? No meu caso eu troquei por suco de laranja.

Eu comprei um espremedor de laranja e como minha cidade é “ainda” uma grande produtora de laranja do país, consigo comprar saco grande de laranja por um preço bem acessível. Se você não tem essa opção, compre no supermercado mesmo.

O suco que eu faço é de laranja pura, apenas acrescento um pouco de água, mas nada de açúcar ou adoçante.

Saladas

saladas

Comer salada é um hábito que temos de desenvolver e sabe o que eu aprendi? Muitas vezes não comemos porque dá um pouco de trabalho preparar, então o ideal é fazer o seguinte:

Compre diversas vasilhas desse tipo tupperware ou similar e reserve um dia para preparar as saladas, como lavar alface, cozinhar cenoura, beterraba, brócolis e outros. Guarde tudo já preparado nessas vasilhas e deixe na geladeira. Assim quando for usar já está tudo pronto e mesmo que estiver com pressa, não perderá tempo preparando.

Açúcar

Açúcar refinado

Corte o açúcar. Não pode ou não consegue? Então troque o tipo de açúcar que você usa. Veja a lista abaixo de tipos de açúcar:

  • Refinado
  • Cristal
  • Demerada
  • Mascavo

Os últimos são os melhores e os primeiros são os piores. Então se você tem que usar, que use o mascavo. Mas ainda assim diminua ao máximo.

Frutas

Fruta abacaxi

As frutas devem fazer parte da nossa alimentação também, mas o problema aqui é que muita gente consome frutas, porém, sempre as mesmas. O correto é você diversificar, afinal cada fruta tem seus próprios nutrientes e eles não são necessariamente os mesmos para todos os casos.

Faça uma lista de frutas que você consegue encontrar em sua cidade para comprar e determine um rodízio entre elas. Por exemplo: em um dia você compra laranja, pera, mamão e melancia, no outro, abacaxi, melão, manga e uva, e assim por diante.

Peixes

Peixe salmão

Inclua ainda peixes na sua alimentação. Reduza a quantidade de carne vermelha e substitua por peixes, isto trará um ganho enorme em termos de qualidade de alimentação.

Cozinhar

Pessoas cozinhando

Por fim e não menos importante, desenvolva o hábito de cozinhar. Boa parte da nossa má alimentação está associada ao fato de que cada vez mais comemos fora de casa. Nossos pais e avós não tinham esse hábito e lugar de comer era em casa, com isso dá para notar que a saúde deles era bem melhor do que a nossa.

Bonus: Café da manhã

Eu tirei a margarina e o pão da minha alimentação, salvo em raros casos. No café da manhã eu substitui por dois ou três ovos cozidos (não fritos).

Conclusão

Essas são algumas dicas que eu estou aplicando ou tentando aplicar em minha casa e acredito que se todos fizessem isso já seria um ganho enorme em termos de qualidade de alimentação.


 

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